Otoplastia

A otoplastia é uma cirurgia que permite corrigir a forma, proporção ou dimensão das orelhas. As vulgarmente denominadas “orelhas de abano” tem agora solução através desta técnica cirúrgica.

Categoria: Etiqueta:

Descrição

A Otoplastia, como o próprio nome indica, é a cirurgia que altera a forma das orelhas, permitindo a correção de deformidades das mesmas. É possível a correção de orelhas proeminentes (também conhecidas como “orelhas de abano”), por exemplo, bem como outro tipo de alterações das orelhas decorrentes de traumatismos ou outras doenças. As orelhas proeminentes são uma alteração congénita em que não se desenvolve uma dobra na cartilagem auricular (anti hélix), dando o aspeto típico de orelha “descolada” da cabeça.

A otoplastia consiste na criação de uma dobra na cartilagem auricular (ante-hélix) através de incisões na zona posterior do pavilhão auricular (parte de trás da orelha). Esta remodelação da cartilagem permite criar um ângulo mais fechado entre a cabeça e a orelha. Se a dobra na cartilagem auricular existir, mas for demasiado pequena, o cirurgião pode aumentá-la.
Esta cirurgia é realizada com o paciente sob anestesia local ou geral e tem a duração de 45 a 60 minutos. Dependendo dos casos, o doente pode ter alta no próprio dia ou ter um internamento de curta duração.

Recuperação

É normal que surja algum desconforto imediatamente após a cirurgia, mas este pode ser controlado através da toma de fármacos analgésicos prescritos pelo cirurgião plástico. O paciente pode sentir comichão na zona que foi operada.

É necessário usar uma banda de compressão elástica na zona operada durante o período recomendado pelo cirurgião plástico (8 dias, em média) e evitar traumatismos na zona auricular e a prática de exercício físico intenso. Decorrida uma semana de recuperação, geralmente é possível retomar a rotina escolar/profissional.

As cicatrizes que resultam da otoplastia são pouco percetíveis, pois situam-se na zona posterior da orelha. Os resultados da otoplastia são, geralmente, definitivos.

Cirurgião Dr. Pinheiro Braga

Atividade Operatória

Realizou mais de 5000 intervenções cirúrgicas. Entre as quais se destacam cirurgia oncológica e reconstrutiva da cabeça e pescoço, traumatologia da face, cirurgia oncológica e reconstrutiva da mama, cirurgia de contorno corporal pós cirurgia bariátrica, cirurgia reconstrutiva do membro inferior, cirurgia de queimados e microcirurgia.

Atividade Científica

Autor e co-autor de várias publicações em revistas internacionais indexadas.
Participou em vários congressos, reuniões, conferências científicas e cursos práticos
Apresentou mais de 80 trabalhos em reuniões científicas

Docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Mestrado Integrado em Medicina

Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar | Porto (Portugal)

Responsável pela área de Cirurgia Plástica no grupo de Clinicas CME Clinics