Mamoplastia de Redução

A Mamoplastia de Redução é uma intervenção cirúrgica que consiste na redução do volume das mamas e modificação da forma das mesmas de modo a ficarem com uma forma e volume esteticamente perfeitas.

 

Categoria: Etiqueta:

Descrição

A operação para reduzir o tamanho das mamas, pode ter um fim puramente estético ou curativo, pois neste segundo caso, mamas grandes podem acarretar alguns problemas de saúde, nomeadamente com repercussões sobre a coluna vertebral, provocando dores nas costas.

A cirurgia é feita com anestesia geral, demora em média 2 horas e, durante a operação, o cirurgião plástico:

  1. Realiza cortes na mama para remover o excesso de gordura, tecido mamário e pele;
  2. Reposiciona a mama, e diminui o tamanho da aréola;
  3. Dá pontos ou usa cola cirúrgica para evitar as cicatrizes.

Na maioria dos casos, a mulher tem que ficar internada por cerca de 1 dia para verificar se está estável.

Recuperação

Depois da cirurgia pode-se sentir alguma dor, sendo importante usar um sutiã com um bom suporte, tanto de dia como à noite, deitar apenas de barriga para cima e tomar os analgésicos indicados pelo médico, como Paracetamol, por exemplo.

Geralmente, os pontos devem ser removidos cerca de 8 a 15 dias após a cirurgia e, durante esse tempo, deve-se repousar evitando mexer os braços e o tronco de forma excessiva.

Em alguns casos, a mulher pode ainda ficar com um dreno por cerca de 3 dias para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que se possa acumular no organismo, evitando complicações, como infecção ou seroma.

Nos primeiros 6 meses após a cirurgia, é também aconselhado evitar exercícios físicos mais pesados, especialmente aqueles que envolvem movimentos com os braços como levantamento de pesos ou musculação, por exemplo.

Cirurgião Dr. Pinheiro Braga

Atividade Operatória

Realizou mais de 5000 intervenções cirúrgicas. Entre as quais se destacam cirurgia oncológica e reconstrutiva da cabeça e pescoço, traumatologia da face, cirurgia oncológica e reconstrutiva da mama, cirurgia de contorno corporal pós cirurgia bariátrica, cirurgia reconstrutiva do membro inferior, cirurgia de queimados e microcirurgia.

Atividade Científica

Autor e co-autor de várias publicações em revistas internacionais indexadas.
Participou em vários congressos, reuniões, conferências científicas e cursos práticos
Apresentou mais de 80 trabalhos em reuniões científicas

Docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Mestrado Integrado em Medicina

Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar | Porto (Portugal)

Responsável pela área de Cirurgia Plástica no grupo de Clinicas CME Clinics