Mamoplastia de Aumento

Quando os seios têm um tamanho muito pequeno, ou se a sua forma e volume são muito desiguais, e sempre que tal seja motivo de preocupação para a mulher, pode-se recorrer à cirurgia plástica para melhorar a situação de um ponto de vista estético.

 

Categoria: Etiqueta:

Descrição

São cirurgias muito aperfeiçoadas hoje em dia, realizadas por profissionais qualificados, que implicam um risco mínimo e oferecem resultados satisfatórios. O aumento mamário é um procedimento cirúrgico realizado para melhorar a aparência do peito da mulher. Envolve a inserção de implantes mamários de modo a acrescentar volume e forma, tornando o seios mais volumosos, firmes e sensuais.

A mamoplastia de aumento consiste no aumento do volume de um ou de ambos os seios permitindo também a correção de uma prótese ligeira e aumentar um pouco a firmeza dos mesmos. Regra geral, através da colocação de implantes de silicone com texturas, consistências e tamanhos distintos. Pode ainda recorrer-se à remoção de tecidos ou gorduras de outras zonas do corpo para posterior inserção na mama, técnica mais usada em cirurgia reconstrutiva.

Recuperação

Nas primeiras 4 semanas devem ser evitados esforços, atividades físicas intensas ou que impliquem contacto com a mama. Recomenda-se ainda o uso de um soutien específico.

A colocação de implantes não altera o funcionamento da mama nem impede a amamentação. No que respeita ao rastreio imagiológico da mama, os implantes interferem na capacidade de interpretação do exame e podem dificultar a sua realização, sobretudo se colocados sobre o músculo. Nestes casos é importante informar o médico para que tome as medidas necessárias.

Convém ter em mente que o peito continuará sujeito às alterações características da idade (perda de tónus e envelhecimento cutâneo), da componente hormonal (gravidez, menopausa) ou das oscilações de peso. Usar um soutien que ofereça o suporte adequado é essencial para minimizar danos. Uma consulta médica anual é também recomendada após a mamoplastia de aumento para verificação dos implantes.

Cirurgião Dr. Pinheiro Braga

Atividade Operatória

Realizou mais de 5000 intervenções cirúrgicas. Entre as quais se destacam cirurgia oncológica e reconstrutiva da cabeça e pescoço, traumatologia da face, cirurgia oncológica e reconstrutiva da mama, cirurgia de contorno corporal pós cirurgia bariátrica, cirurgia reconstrutiva do membro inferior, cirurgia de queimados e microcirurgia.

Atividade Científica

Autor e co-autor de várias publicações em revistas internacionais indexadas.
Participou em vários congressos, reuniões, conferências científicas e cursos práticos
Apresentou mais de 80 trabalhos em reuniões científicas

Docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Mestrado Integrado em Medicina

Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar | Porto (Portugal)

Responsável pela área de Cirurgia Plástica no grupo de Clinicas CME Clinics