Descrição
A blefaroplastia é uma técnica de cirurgia que permite corrigir as irregularidades nas pálpebras superiores e inferiores, como é o caso do excesso de pele ou de gordura, este último mais comum na pálpebra inferior (designado vulgarmente por papos nos olhos). A blefaroplastia pode resolver também problemas de ordem funcional, que tendem a surgir ou acentuar-se com o avançar da idade, em que o descaimento dos tecidos e o excesso de pele interferem com a visão (pálpebra superior) ou expõem demasiado o olho junto à pálpebra inferior.
Com uma duração média de 2 horas, este tipo de cirurgia poderá ser realizado com anestesia local ou geral e, na maioria das vezes, é feito em regime de ambulatório, não requerendo internamento. Após a anestesia são efetuadas as incisões, na pálpebra superior, inferior ou ambas, dependendo do problema a tratar. Para ocultar as cicatrizes, inevitáveis em qualquer procedimento deste tipo, o médico realiza a sutura em zonas que a irão camuflar naturalmente, como a prega da pálpebra superior ou a linha das pestanas na pálpebra inferior.
Recuperação
Solicitar muito a visão – para ler, ver televisão ou usar o computador – são hábitos a evitar nos primeiros dias após a cirurgia, bem como a condução de veículos e o consumo de bebidas alcoólicas. Para facilitar o processo de cicatrização é também importante proteger ao máximo a zona ocular, evitando quaisquer contactos que exerçam pressão ou abrasão. A sua rotina poderá regressar à normalidade cerca de 10 dias depois da intervenção, embora a prática desportiva, sobretudo de atividades mais intensas, não seja recomendada antes da terceira semana.
Proteger esta zona dos raios solares, através do uso de óculos escuros e de protetores solares específicos, é essencial para favorecer a recuperação e otimizar os resultados da cicatrização. Caso use lentes de contacto, informe-se com o cirurgião da altura certa para retomar a sua aplicação.
A blefaroplastia é o procedimento de cirurgia plástica que se destina a corrigir problemas nas pálpebras, frequentemente associados ao envelhecimento, como as pálpebras descaídas e os papos sob os olhos. É procurada tanto pelo sexo feminino como masculino e oferece resultados satisfatórios e duradouros.
Cirurgião Dr. Pinheiro Braga
Atividade Operatória
Realizou mais de 5000 intervenções cirúrgicas. Entre as quais se destacam cirurgia oncológica e reconstrutiva da cabeça e pescoço, traumatologia da face, cirurgia oncológica e reconstrutiva da mama, cirurgia de contorno corporal pós cirurgia bariátrica, cirurgia reconstrutiva do membro inferior, cirurgia de queimados e microcirurgia.
Atividade Científica
Autor e co-autor de várias publicações em revistas internacionais indexadas.
Participou em vários congressos, reuniões, conferências científicas e cursos práticos
Apresentou mais de 80 trabalhos em reuniões científicas
Docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Mestrado Integrado em Medicina
Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar | Porto (Portugal)
Responsável pela área de Cirurgia Plástica no grupo de Clinicas CME Clinics